ALL YOU NEED IS LOVE !

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Preciso de um cerimonial? - Por Roberta Rodrigues, a Casamenteira Cerimonialista

Imagem Reprodução


Não há como uma noiva não precisar de uma cerimonialista. Geralmente, em reuniões com casais que querem conhecer como funciona o cerimonial, os noivos sempre perguntam o que mudou dos tempos dos pais para os deles, ao ponto de precisarem de um serviço que existe hoje. A resposta é tão clara que é quase imperceptível: tudo mudou.
Em primeiro lugar, a rotina da mulher na sociedade sofreu uma grande mudança. A maioria das noivas já não tem o mesmo tempo para se dedicar aos preparativos como antes, pois precisa trabalhar, estudar e, em algumas vezes, ajudar em casa ou cuidar da própria casa (quando já são independentes). Quem não gostaria de ter alguém acompanhando cada fase do planejamento? E os homens que ousam pensar que isso é besteira, agradecem ao fato de suas companheiras ficarem mais tranquilas e com mais disponibilidade para ele neste período.  Planejar um casamento é desgastante, mexe com diversos fatores, logo, o que puder ser aliviado, deve ser.
Em segundo, outra diferença é que no passado a família se envolvia muito mais financeiramente na execução do evento que nos dias atuais. Claro, existem exceções, mas posso contar nos dedos de uma mão os casamentos que realizei em que pais pagaram ou ajudaram no orçamento. Há necessidade, então, de um profissional que ajude a administrar as contas, supervisionar os gastos através de indicações de outras pessoas que podem oferecer o que os noivos desejam por um preço em conta, com a qualidade que merecem. A experiência faz com que cerimonialistas conheçam o mercado ao qual pertencem e os fornecedores que nele estão inseridos.
Por falar em experiência, nada a compra. E um convidado, por mais esforçado que seja não tem essa vivência. Pelo menos não ao ponto de pensar racionalmente quando se tem que resolver um problema. Quando se lida com a supervisão de profissionais, o cerimonialista precisa impor respeito, mas sem perder a razão, mesmo diante de uma dificuldade de relacionamento. Gritos não são mais fáceis de serem ouvidos e chorar não faz com que o atendimento seja mais rápido. A cabeça precisa estar fria para buscar uma solução e é dessa forma que um cerimonialista reage diante de um obstáculo.
Certamente mães que lerem esse texto pensarão que se casassem hoje contratariam um cerimonial. E é verdade. Poderia tomar todo o espaço do blog falando sobre motivos de se ter uma cerimonialista ao lado, mas com apenas uma observação é possível resumir tudo: noivas de ontem só não contavam com ajuda profissional porque ela ainda não existia e ainda que existisse, não compartilhavam dos conflitos modernos.  Noivos, mãos à obra: comecem a pesquisar sobre fornecedores deste segmento, optem por pacotes que melhor se encaixem no seu perfil e bolso e comecem a se perguntar, a cada atribuição apresentada, o que fariam se o cerimonialista não estivesse lá, junto de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário