ALL YOU NEED IS LOVE !

sábado, 24 de julho de 2010

Vocês está pronta para casar? By Vou Casar !

imagem Vogue Noivas

É natural que homens e mulheres em relacionamentos estáveis sejam confrontados com perguntas sobre seu futuro como casal: têm planos em comum, vão morar juntos, ficar noivos? Tantos questionamentos podem gerar ansiedade e precipitação pelo próximo passo, o casamento.
Para o psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos, não existe tempo médio ideal para um namoro virar noivado

O tempo de cada um
Os apaixonados querem se juntar logo, mas em contrapartida temem ser muito cedo. Já os namorados de longa data receiam expirar o "prazo de validade" da relação ao postergar demais o casório. Mas afinal, como saber que a hora certa para o casamento chegou?
Para o psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos, não existe tempo médio ideal para um namoro virar noivado. O ponto chave é conhecer bem o parceiro e avaliar se realmente deseja ter uma vida em comum com aquela pessoa. A paixão, nessas horas, deve ficar em segundo plano. “O casamento muito imediato é feito em cima de paixão e não em cima de emoção, razão, projetos comuns”, diz.
Uma abordagem prática também é defendida por Eduardo Ferreira para medir o tempo ideal para o casamento. “Vejo a importância da estrutura financeira dos cônjuges, além de desenvolvimento individual, social e psicológico de cada um, já que vão entrar em uma relação que supostamente duradora, mais intensa, responsável e exigente que o namoro”, avalia.
aiba como tocar no assunto
Nem todos conseguem segurar a ansiedade e a vontade de morar sob o mesmo teto por tanto tempo como Mariana e Fábio. É possível que um namoro que nunca vire noivado fique aflitivo para uma das partes – geralmente aquela que quer subir ao altar. Mas como definir que já se passou tempo suficiente? Segundo Heverton, a mulher tem que vigiar o prazo. “Um homem pode namorar por cinco anos e não se preocupar com o casamento. A mulher tem estabelecer esse tempo e ver o que ele quer”.
Faça uma autoavaliação antes de dizer o “sim” definitivo para o seu amor.

Faça o teste:
O diálogo também é a recomendação de Eduardo. Segundo ele, se a mulher acha que está pronta para o casamento não deve ficar esperando um pedido de “príncipe encantado”. “Sou a favor de discutir a relação, conversar. Acho natural que apareça esse assunto sobre planos e projetos de cada um e dos dois”, explica.
Ao abrir o jogo existe o risco de escutar uma resposta negativa do parceiro ou um pedido de mais tempo. Mas pressão não é o caminho, de acordo com o psicoterapeuta. “Isso pode levar a concessão, ou seja, ele casa para não perder a moça, ou vice-versa, mas cobra caro por isso na relação depois”, diz.
Dar um passo para frente de forma forçada pode significar um casamento infeliz ou até uma separação em outro momento do casal que exige cumplicidade, como ter filhos. “Quando um não quer dois não brigam, quando um não quer dois não casam. Ceder para casar é complicado”, resume o terapeuta.
fonte - Júlia Reis, iG São Paulo


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário