ALL YOU NEED IS LOVE !

sábado, 18 de dezembro de 2010

Com quem vamos passar o Natal? By Vou Casar !

Imagem  Ones Hot Photography 
Especial de Festas
Com quem vamos?
Chegam as festas e parece que anualmente a pergunta volta... Com quem passaremos?
Pra alguns isso é imenso sacrifício: escolher com quem celebrar. O ideal mesmo é juntar as famílias dos dois. Caso consigam, ótimo. Mas nem sempre isso é possível, seja por incompatibilidade, seja por interesses ou culturas diferentes, seja porque as famílias são muito grandes por si só. Então...
Como em todas as outras coisas, no casamento temos que negociar. Caso as famílias morem na mesma cidade, a noite de Natal em uma família, e o almoço na outra. No ano seguinte, fica já combinado que onde passaram o jantar passam o almoço e vice-versa. O ano novo, caso passem com família, também alterna-se a cada ano. Acho um tanto sacrificante quando os casais decidem passar nas duas famílias em uma só refeição, pois acabam não “estando” em uma nem outra, e mais se estressam com horários do que aproveitam e curtem.
Se as famílias moram em cidades, estados, ou até países diferentes, fica complicado usar esse senso de um dia com cada. Mas voltamos a pensar que a relação é a longo prazo, e então novamente é hora de negociar. De repente o Natal com uma família e ano novo com a outra, e no ano que vem inverte. Se não for viável, ou se o ano novo não for celebrado com a família extensa, da mesma forma o Natal deste ano com uma família e o do ano seguinte com a outra.
Pode ser difícil abrir mão de passar todos os Natais com sua família, mas lembre-se que agora a família do outro... é sua família também! O outro é a família que você escolheu, então você passará com família de todo o jeito.
Casamento é adaptação, e toda vez que pensar que está perdendo, pense uma segunda vez, pois está ganhando, ampliando sua família. Sua família de origem há de compreender que as duas são igualmente importantes e que o novo casal terá, sim, de se dividir.
A todos os leitores do Vou Casar, deixo meus votos de ótimas festas, e um ano de 2011 muito doce e especial, cheio de boas novas e comemorações e meu muito obrigada por acompanharem meus textos.
À querida Luiza do Valle, meu imenso agradecimento pela parceria, pela confiança, pelo espaço dividido e lindo trabalho. Meus votos você já recebeu em off!
Um grande e carinhoso beijo,
SAMARA KLUG
Psicóloga Clínica

Um comentário:

  1. Samara,
    O prazer é todo meu em poder repassar para as queridas noivinhas e casadinhas , os seus conselhos e ensimamentos.
    Obrigada, querida!
    Bjo Gde,
    Lu

    ResponderExcluir