ALL YOU NEED IS LOVE !

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tortinhas de Fruit Mince- Para um doce Natal ! By Vou Casar !

Passei agora pelo blog da queridíssima Re, o Blogueira na Cozinha, e encontrei esta receitinha deliciosa...
Que coisa mais lindinha, Renata!


Tortinhas de fruit mince com chocolate e canela

270g de açúcar mascavo
300g de passas
300g de cranberries secas
3 colheres (sopa) de conhaque
100g de manteiga sem sal, derretida
100g de casca de laranja em calda, drenada e picadinha
2 maçãs do tipo Granny Smith, raladas no ralador grosso
raspas da casca e suco de 1 laranja
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
¼ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementes removidas com as costas da faca (você vai usar somente as sementinhas nesta receita; guarde a fava para outro uso)100g de chocolate amargo (70% de cacau) picado
1 ½ colheres (sopa) de açúcar demerara
Massa de canela:
180g de manteiga sem sal, amolecida
200g de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) de canela em pó
4 ovos
500g de farinha de trigo
1 pitada de sal
Comece preparando o recheio: misture bem todos os ingredientes, exceto o chocolate e o açúcar demerara, numa tigela grande. Transfira para vidros esterilizados* e leve à geladeira por pelo menos 1 dia ou até por 2 semanas, invertendo os vidros algumas vezes. Rend.: 5 xícaras de recheio.
Agora, a massa de canela: bata a manteiga, o açúcar e a canela na batedeira até obter uma mistura cremosa (mas não fofa), 4-5 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo até incorporar bem. Junte a farinha e o sal, bata para incorporar, e então transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada. Sove levemente só até homogeneizar - neste momento precisei acrescentar 1 ½ colheres (sopa) de farinha pois a massa estava mole demais – divida a massa em duas partes iguais, embrulhe cada metade em filme plásticos e leve à geladeira por 3 horas para descansar.
Abra cada metade de massa numa superfície levemente enfarinhada até obter a espessura de 3mm; corte círculos de 11cm de diâmetro, coloque-os numa assadeira grande, de beiradas baixas, forrada com papel manteiga e leve à geladeira. Corte também estrelas ou outros formatos decorativos e volte-os à geladeira. Junte os restinhos de massa, leve à geladeira por 30 minutos (para firmar), e então corte mais círculos e formatos decorativos, voltando sempre à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C; unte com manteiga 24 forminhas de muffin com capacidade para ½ xícara (120ml) cada.
Forre as forminhas preparadas com os círculos de massa e leve à geladeira. Enquanto isso, adicione as gotas de chocolate ao recheio de frutas, misturando bem. Coloque o recheio nas cavidades de massa, deixando 5mm de espaço no topo. Cubra cada tortinha com uma estrelinha de massa (ou outro formato), pincele levemente com água, salpique com o açúcar demerara e leve ao forno até que a massa doure e fique crocante (12-15 minutos). Deixe esfriar completamente nas formas e então desenforme com cuidado.
As tortinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário