ALL YOU NEED IS LOVE !

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Samara Klug - Psicóloga Clínica - Parceira do I'm Gonna Get Married !

imagem Kiss the Groon

Meninas ,
Estou mto feliz porque, à partir de hoje,  vamos ter uma parceria bem legal aqui no blog e sobretudo de grande ajuda prá todas nós.
A Samara  Klug, que é psicóloga clínica, vai postar artigos que nos ajudarão a enfrentar os problemas da convivência a dois, que poderão acabar nos acontecendo durante nossos relacionamentos. Além dos artigos que ela vai postar, fiquem à vontade pra mandar perguntas específicas ou algum tema sobre o qual gostariam que ela escrevesse.
Neste primeiro post, uma explicação mais genérica sobre o que é a psicoterapia.
Além da experiência clínica, Samara se casou há pouco pela 2ª vez...! Ela hoje tem uma dessas famílias modernas, onde cada um tem seu filho do 1º casamento.

O QUE É A PSICOTERAPIA
Muitos se perguntam quando e por que procurar a ajuda de um psicólogo. Buscar a ajuda de um psicólogo normalmente ocorre em 2 momentos . Quando alguém se encontra numa situação difícil, está se sentindo sozinho , precisa de ajuda externa e os familiares e amigos não estão conseguindo conter esta angústia ou quando a pessoa decide se conhecer melhor , refletir a cerca de aspectos da vida - o auto-conhecimento.
E como se dá o processo da terapia em si? O processo de autoconhecimento começa a partir do interesse da própria pessoa. Um exemplo clássico é o do adolescente que chega arrastado pela família. Neste caso, até ele se convencer de que vai se beneficiar do processo, a terapia não deslancha. Porque na verdade, ele não está lá por ele e sim pelo pai e pela mãe e o principal material de trabalho do terapeuta é o conteúdo trazido pelo próprio paciente.
Independente da abordagem escolhida é importante que o paciente sinta confiança no profissional. Algumas vezes não se acerta na primeira tentativa, mas nem por isso deve-se desistir. Buscar referências também é um caminho válido na hora de selecionar o psicólogo mais adequado às necessidades e até mesmo as afinidades de cada um. Empatia com o profissional escolhido é outra coisa fundamental.
Uma vez iniciado o processo, deve-se ter persistência. É importante que exista o desejo, a disponibilidade e abertura para que as pessoas possam olhar para dentro de si, se desvencilhar de seus temores e eventuais fantasmas. Ou simplesmente mergulhar no autoconhecimento com a riqueza de detalhes e tempo necessários. Este trabalho pode ser causa de receio em alguns, por isso é essencial que seja conduzido com muita calma, pois o prazo é inestimável, variando conforme cada caso.
Existem muitos fatores que agem na terapia; não é um estranho que ouve os relatos do paciente . Trata-se de um profissional que tem conhecimento técnico e teórico , além de experiência, para detectar alguns elementos invisíveis a "olho nu": a questão do inconsciente, a imparcialidade (o fato de ser alguém que não toma partido ), entre outras questões.
A terapia é um espaço privado, para que o paciente se expresse verdadeiramente, protegido pelo sigilo, e o psicólogo não está lá para julgar, consentir. O profissional está centrado no paciente, nas suas ações e no impacto que elas provocam no meio. Ou seja, como o comportamento dele produz respostas, o que colaborou para a formação do quadro onde a pessoa se encontra . No entanto sua função não é optar por caminhos pelo paciente e nem dar conselhos, e sim propor reflexões e procurar, através da ótica do próprio paciente e junto dele, alternativas e estratégias saudáveis em seu repertório.
Além disso, a terapia pode ser um facilitador para adequação em novas situações, pessoas que mudam de país, por exemplo, e se encontram com dificuldades para lidar ou se adaptar a novas culturas.
Alguns ainda desconhecem, mas além de sessões individuais para crianças, adultos e adolescentes, existe psicoterapia para casais e para famílias, onde o foco é melhorar a relação entre os membros ou elaborar alguma situação especial que tenha corrido ou vá ocorrer e os mobiliza. Outra modalidade existente é o grupo de psicoterapia, onde o próprio grupo, formado por outros pacientes, ajuda no processo individual de cada membro.
Outra dúvida recorrente é a respeito de idade. Não há idade mínima para iniciar a terapia, assim como não há restrições quanto a idade limite para obter benefícios do seu processo. A abordagem pode variar em função das características do paciente e do psicólogo. O importante é que sempre há tempo para mudança. O objetivo geral da psicoterapia é atingir a qualidade de vida do paciente - o que pode ser alcançado em qualquer fase da vida.
Samara Klug














2 comentários:

  1. Nossa que legal isso.
    Eu tô noiva e estressada, precisando urgente de terapia mas o meu orçamento tá indo direto pra preparação do casamento. Então vou seguir a Samara aqui.Quando ela vai escrever de novo?
    Bj e parabéns pela idéia
    Sandra Dias

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Aproveite. Se quiser sugerir temas ou fazer perguntas, fique à vontade. Vou postar novo texto MUITO em breve, a pedidos...! Caso queira se comunicar diretamente comigo com tuas questões, fique à vontade para me mandar um email. Enquanto isso, espero que continue aproveitando bastante!!
    Beijo,
    Samara

    ResponderExcluir